SEO muito além das palavras

Muito se fala de SEO nos dias atuais, em um passado recente, muito se apontava para gamas de palavras corretas, tags, taxonomias, etc, para se ter um melhor posicionamento nos sistemas de buscas, como o Google, o Bing, entre outros. Veremos o SEO muito além das palavras.

A tecnologia evoluiu e o mundo mudou, os sistemas de buscas passaram a ter algorítimos mais inteligentes, mais complexos e os velhos conceitos de SEO, que até então eram usados e tecnicamente resolviam quase tudo e que pareciam completos, se perdem em um universo de novas tendências e novas requisições para posicionamentos.

O processo de se fazer um SEO em um site, deixou de ser apenas o acerto de recursos de palavras corretas e passou a ser também:

– o questionamento da velocidade do provedor onde o site se encontra,

– da conceituação da tecnologia usada na sua programação (principalmente se é “responsivo”- o recurso de adaptação de um site à equipamentos muito diferentes – celulares, computadores, laptops, tvs),

– da forma da entrega de seus arquivos para o seu cliente e o nível de sua compactação,

– da sua relevância e reputação em termos de internet,

– da qualidade e da exclusividade dos seus textos, além da ausência de plágios.

Tudo isto, nos dias atuais, pontuam o seu site nos sistemas de buscas e a ausência de alguns dos itens corretos poderá penalizá-lo drasticamente, entre tantos outras exigências criadas atualmente.

As vezes o cliente nos procura e informa que o seu site está muito distante das primeiras páginas dos sistemas de busca, longe do ideal realmente.

Ao se iniciar o diagnóstico, a primeira coisa que se observa são os tradicionais erros básicos:
– imagens pesadíssimas,
– péssima qualidade de textos (muitas vezes plagiado de outros sites),
– programação antiga e problemática, com recursos obsoletos,
– pouca interação de conteúdo,
– diversos domínios diferentes, sem sites, apenas com redirecionadores apontando para o site central.

Tudo isto penaliza o site, fazendo-o cair posições e mais posições.

Muitas vezes, o melhor é criar um novo site, com recursos mais atualizados e com uma maior change de pontuação.

O SEO evoluiu e deixou de ser algo para amadores, passou a exigir um conhecimento técnico bem maior.

Todos estes novos recursos exigidos pelos sistemas de buscas, para se pontuar um site, foram necessários devido a facilidade de fraudes que existiam em relação ao acesso dos sites a primeira página dos buscadores, usando mecanismos indevidos.
Quando o sistema de buscas encontrava a fraude, bania ou baixava bastante a pontuação do site desonesto, não permitindo mais que ele aparecesse na primeira página.

O SEO atual é muito mais honesto, acredite, melhore cada vez mais a qualidade do seu site e apareça mais.

Leia também o artigo sobre o erro 403 no WordPress e como solucioná-lo.

Fonte: Jailson Jan

Posts relacionados