SEO Estrutural – Ferramentas de testes – Verificação de velocidades e erros

Hoje, ao criar um novo site ou loja virtual e colocá-lo na internet, a maior parte das pessoas não imaginam como isto requer diversas ferramentas de testes, verificação de velocidades e erros, conhecimentos e tempo, para falar a verdade, muito tempo.

Para configurar um site conforme as diretivas da web atual, sem os erros criticados pelos indexadores (sites de buscas como Google, Bing, entre outros), fazendo-o responder mais rápido aos navegadorores, através de uma eficácia ao carregar e entregar as páginas e mídias, muitas coisas são feitas, algumas dignas de mágicas.

A maior necessidade hoje é aumentar a pontuação nos sistemas de buscas, todas as empresas procuram isto, para que possa ser contemplado com uma melhor posicionamento ou estar nas primeiras páginas.
Para auxiliar a esta e a outras necessidades de SEO Estrutural, existem inúmeros sites com ferramentas de testes e monitoramento.
Através do SEO Estrutural, a pontuação dos sites de buscas e testes, se mantém por muito mais tempo do que as simples e tradicionais alterações de SEO comuns.

Veremos abaixo, alguns dos sites, que fornecem estas ferramentas de testes, alguns são pagos e outros possuem ferramentas livres:

Antes de qualquer apresentação de sites para SEO Estrutural, devemos considerar os sites Website Seo Checker e também o site Small Seo Tools que na minha opinião são os melhores sites para analizar diretivas de SEO, tais como densidade, nível de compactação de arquivos, palavras chaves, links, mapas do site, rank checker, plágios, etc, entre tantas outras ferramentas.
É muito importante começar os testes por estes sites.
Mas o SEO Estrutural está muito alem das palavras.

Os testes mais tradicionais e populares (os mais conhecidos):

1- O mais famoso de todos “Page Speeds” e que serve como direcionador de todas as tomadas de decisões de SEO, seja um SEO comum ou um SEO Estrutural, sem dúvidas é o Google Page Speed Insights, que possui um teste completo, com pontuação e indicação de erros a serem corrigidos.

Normalmente, quem trabalha com SEO e não conhece as diretivas atuais para um perfeito SEO Estrutural, sentirá muitas dificuldades em tentar resolver os problemas apresentados, devido ao fato destas correções, entrarem em diretivas e alterações dos servidores e dos conteúdo do site.
Todos almejam alcançar os valores 100/100, mas se você conseguir ficar entre 85/100 e 98/100 o seu site já estará bem posicionado nas buscas do Google, pois já eliminou grande parte dos erros apresentados.

Uma resalva, cuidado com sites que tenham muitas imagens, elas podem reduzir bastante esta pontuação.
Muito se fala em chegar a 100/100, mas basta inserir uma imagem pesada, fora do padrão de tamanho ou um arquivo no lugar errado, que esta pontuação cai imediatamente, até mesmo a página do próprio “Google – (www.google.com)” fica com o escore de 79/100 (celulares) e 89/100 (desktop) de tão rígido que é o sistema. Se o seu site conseguiu uma boa pontuação, parabéns, ele passará na maioria dos outros sites de testes.

2 – O segundo site é ótimo, o GTMetrix, que apresenta informações diferentes das apresentadas pelo Google.
Sua pontuação é através de letras de A até F. Possui em suas informações um gráfico “waterfall” que apresenta o tempo de carregamento de cada item do site, sendo estas, de extrema importância no direcionamento das operações de melhorias de SEO Estrutural.

3 – O site Webpagetest, apresenta informações através de letras e cores, normalmente a crítica dele, além de outras, é com o “first bit”, ou seja, o primeiro bit do site a ser carregado e o tempo que isto demora, uma das maiores influências aqui é a do provedor onde está o seu site, se este estiver lento este valor será criticado para menos.
Devido a grande procura por este site, algumas vezes o seu teste poderá ficar em uma fila de requisições a espera da execução. Aguarde.
Este site permite testar as requisições de diversas localidades do mundo.

4 – Tradicional entre as pessoas de SEO e TI, o Pingdom apresenta recursos diferentes de todos os demais sites, mesmo sendo muito parecido com eles.
Possui um dos melhores sumários de resultados e um dos melhores gráficos “waterfall”, ambos muito fáceis de serem compreendidos.
Outra coisa a ser dita, se o seu site está em um subdiretório, insira-o no endereço de testes, pois o Pingdom não testa sites indiretamente, em pastas ou redirecionado.
Permite a escolha de quatro localidades para os testes, uma por vez.

5 – O site da Sucuri Load Time Test que na minha opinião, considero o melhor site para testar a carga de carregamento, pois ele lhe dá acesso a testes em 16 localizações diferentes do planeta, todas simultâneas.
Os gráficos são ricos em detalhes de tempo e os resultados são apresentados em uma grade de pontuação A+ até F. Ganhar um A+ (A Plus) é o sonho de muitos SEOs.

Sites de testes com outras implementações e outros tipos de testes:

Após os testes e as correções iniciais, costumo pesquisar outros possíveis entraves que possam prejudicar o SEO Estrutural, procuro nos seguintes sites por testes exclusivos.

6 – Para teste de ping, uso Dotcom Tools – Website Speed Test que possui uma ferramenta incrível para esta função, este site permite testar os tempos de acessos, a partir de 24 localidades diferentes no mundo, sendo esta visão, fundamental para o SEO Estrutural.
Possui também testes de Website Speed, Network Trace, DNS Trace, Email e FTP Servers Tests, Network Latency e Media Streaming Test.

7 – O site da Keycdn permite fazer um teste automático a partir de 14 localidades do mundo, tendo um sistema de ping para teste de velocidade de respostas bem eficiente.
Possui testes de Page Speed, IP Located Find, HTTP/2 Test, Brotli Test Compression e muito mais.

8 – Já o site Siterelic permite os teste complexos de: HTTP Header Checker, X-Frame-Options-Clickjacking attack, DNS, XSS protection, HSTS header (cookie hijacking & protocol downgrade attacks), Content-Security-Policy header, Safe Browser, Cross-Origin Resource Sharing (CORS), A, AAAA, MX, SOA, NS, TXT record domain, entre outros, diferenciando-se dos demais sites.

9 – Este site, Site24x7, possui 16 ferramentas de testes, sendo algumas bem diferentes dos outros sites.
Na sua ferramenta de page speed, o resultado é apresentado de forma gráfica e os tempos de acessos são de seis lugares do mundo.
As ferramentas deste site são muito boas, com destaques para o Page Speed (Analyze Full Webpage), Heartbleed Vulnerability, Traceroute Generator, DNS Analyze, Compare Web Site.

10 – Já o Websitepulse é um dos sites de testes mais simples , pois apresenta apenas um gráfico e uma listagem de tempo, mas o que importa nele são dois itens que aparecem bem pequenos: “tempo de redirecionamento” e “tempo de conexão”.
Possui um teste de Port Scan e serviços de monitoração de vulnerabilidades.

11 – O Seositecheckup ó outro site muito simples que apresenta o resultado em apenas um gráfico em forma de ponteiro, que tem sua avaliação de 0 a 100. Este tenta ser o mais simples possível.

12 – Em particular, gosto muito deste site, Locabrowser, para fazer testes rápidos de multiplas localidades de forma automatica.
Ele possui quinze localidades em países diferentes, dos quais você pode escolher seis por vez, para realizar os seus testes. No final dos testes, apresenta o “screenshot” da tela do site para cada país acessado.
Possui também a emulação de navegadores e de periféricos, tais como celulares (Apple, Android, Blackberry e Windows Phone) e desktops.
Este site possui um dos testes mais rápidos e é ótimo para verificar como o site se comportará em alguns equipamentos.

13 – O Thinkwithgoogle, faz um teste de velocidade do seu site em dispositivos móveis. Neste site existe algo curioso, ele mostra o tempo de carga e a perda estimada de visitantes do site em %, relacionada ao tempo de carregamento das páginas.
Ao inserir o endereço do seu site e iniciar os testes, ele apresentará uma tela azul com o texto “Undefined”, aguarde que logo depois ele apresentará a tela com os resultados dos testes.
Muito bom para estimar a perdas de usuários através deste cálculo e tomar decisões baseadas nestas informações. este site pertence ao Google ao que tudo indica.

14 – O site Dareboost necessita que você esteja logado para fazer os testes.
Este é um excelente site para teste para SEO Estrutural, pois apresenta detalhes minuciosos que os outros sites não apresentam, inclusive sobre itens de segurança.
Permite que você faça download dos testes em PDF, isto, depois que você fizer uma postagem em alguma rede social do link deles.

15 – Este site Whatdoesmysitecost, apresenta algo interessante, ou seja, um teste de quanto o usuário estaria gastando em dólares, para acessar o seu site de alguma parte ao redor do mundo, considerando o tempo de carga das páginas para este cálculo.
O teste se passa em celulares e desktops.
O teste é baseado em fatores da economia mundial referente a cada nação e aos tipos e preços de planos de acesso a internet em cada país. Este site pertence ao WebPageTests (https://www.webpagetest.org).

16 – O site Httparchive, é um site comparador de métricas e tendências de uso na web, sendo bastante interessante, pois relaciona os 100 ou 1000 tops sites (sites mais acessados da web), apresentando diversos gráficos baseados neles.
O que for mais usado, linguagens de programação, mídias, fonts, etc, é apresentado de forma clara e objetiva através de gráficos.

17 – O Silktide apresenta uma pontuação numérica, onde credita valores a áreas como “Teste de Popularidade”, “Experiência do Usuário”, “Marketing do Site”, “Acessibilidade” e “Tecnologia Aplicada”.
Apesar do site ser muito bom, não ficam muito claras quais são as regras e diretivas adotadas para as pontuações. Possivelmente, podem ser dados gerados por outros sites (tipo: Alexa Global Rank, etc), onde o site pesquisado não possua uma referências real, produzindo assim alguns valores baixos, que em outros sites de testes, aparecem com boa pontuação.

18 – O Browserling é um simulador de navegadores e sistemas operacionais.

19 – O Uptrends possui diversas ferramentas livres para teste de velocidade de páginas (Website Speed Test), apresentando um gráfico no formato “waterfall”.
Possui ainda, Trace Route, DNS Report, Uptime Check (teste de velocidade de acesso) de 38 lugares do mundo.

20 – Precisa testar em celulares, o Ready Mobi apresenta como o seu site se comportaria em diversos tipos de dispositivos móveis.
O mais curioso deste site é que os links dentro das telas nos dispositivos funcionam normalmente.

21 – Este site é bem interessante e muito bom, Powermapper,apresenta testes bem detalhados dentro de seis áreas: Erros, Acessibilidade, Compatibilidade, Buscas, Padrões e Usabilidade, para ver estes erros, clique no links apresentados no sumário dos resultados após finalizar os testes.
Por serem muito refinados, estes testes geram muitas apresentações de erros, isto ocorre por qualquer pequena diferença ou inconformidade no seu site.
Um exemplo: se o seu site possui um “text-shadow” em CSS que é válido apenas os navegadores Chrome, IE e Mozilla Firefox, este sistema também irá testar para BlackBerry e apresentará um erro, informando que este ítem de CSS não é válido para este dispositivo.
Portanto, por ele ser bastante completo e complexo, veja em detalhes se os erros apresentados, poderão prejudicar ou não o seu projeto.

22 – Para segurança, pode ser usado o site Securityheaders que apresenta os principais problemas relacionados a segurança de sites.
Os resultados são apresentados em uma grade de pontuação A+ até F e R.

Fonte: Jailson Jan

Posts relacionados